sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cientista não conseguem deter buraco negro

O gigante acelerador de partículas em Genebra, conhecido como a “máquina do apocalipse”, finalmente parece ter honrado o nome. Cientistas que cuidam do gigantesco equipamento que fica no do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), estão em pânico.
Eles não conseguem reverter o mini buraco negro criado durante os experimentos do começo desta semana, quando fizeram partículas subatômicas colidir entre si na tentativa de recriar as condições do que seria o big bang, a explosão inicial que teria dado origem ao universo há quase 14 bilhões de anos.
Os temores se confirmaram. Apesar dos cientistas que participam do projeto terem afirmado que a energia gerada nas colisões seria insuficiente para gerar um buraco negro, agora eles lutam para tentar conter o fenômeno.
Mas o tempo é curto. Por enquanto, a fonte de energia, que passa a engolir tudo ao seu redor, ainda é microscópica, mas quanto mais demoram, mais o buraco negro cresce. Em poucos dias ele começará a destruir o túnel circular de 27 km de extensão, entre a fronteira da Suíça e França, onde as partículas foram aceleradas. Se a energia conseguir romper o equipamento, o acidente poderá representar o próprio fim do mundo.

Fonte: Vírgula

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Brasileiro reclama de quê?

Tá  Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arrruda? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci?  do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos politicos distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso?

 
O Brasileiro é assim:

1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.

5. - Fala no celular enquanto dirige.

6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.

7. - Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.

8. - Viola a lei do silêncio.

9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.

10. - Fura filas  nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.

12. - Pega atestados médicos    sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

13. - Faz  "gato"  de luz, de água e de tv a cabo.

14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.

16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.

17. - Quando viaja a serviço   pela empresa, se o almoço custou 10  pede nota fiscal de 20.

18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.

19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.

22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.

24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.

27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.

28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.

29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

31.-  Estaciona no meio das duas vagas sem pensar de economizar o lugar para quem vem após ele!

32.-  Deixa as portas abertas nos estabelecimentos com ar condicionado desperdiçando a energia enquanto se fala das causas do aquecimento global.
 
33.-  Anda com os motores de carros desregulados soltando a fumaça preta, sem se preocupar com o envenenamento do ar e com a poluição do planeta.

34.-  Enche as rodovias de lombadas  em vez de colocar a polícia na rua para controlar a velocidade do   tránsito, que com as multas ganharia o seu sustento e ainda sobraria o dinheiro para outras obras.


E quer que os políticos sejam honestos...
Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas...

Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?

Brasileiro reclama de quê, afinal?

E é a mais pura verdade, isso que é o pior!
Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!

Vamos dar o bom exemplo!

domingo, 25 de abril de 2010

Em breve: O Trem flex

O gás natural será usado a partir de 2011 como combustível substituto de parte do óleo diesel em toda a frota de locomotivas da Estrada de Ferro Vitória a Minas, controlada pela Vale. A companhia lançou o projeto de mistura do combustível limpo ao diesel em fevereiro e já considera a substituição viável pelos testes realizados no Centro de Controle de Operação da ferrovia no Espírito Santo. A decisão foi anunciada quarta-feira pelo diretor de Logística, Gestão de Projetos e Sustentabilidade da mineradora, Eduardo Bartolomeo. A Vale também decidiu estudar o pinhão- manso de Minas Gerais como matéria-prima para incluir o biodiesel na matriz energética de suas atividades.

As 350 máquinas da Vitória a Minas, ferrovia que escoa o minério de ferro explorado pela Vale no estado, serão convertidas dentro de um ano e meio para uso do gás natural. Com base no projeto lançado este ano, o combustível entrará na composição que alimenta as locomotivas na proporção de 50% a 70%. Com a nova mistura, deixarão de ser emitidas 73 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera a cada ano. “Vencemos a barreira para uso do gás natural, mas os testes ainda se estenderão até o ano que vem . São investimentos que demandam muito dinheiro e tecnologia”, afirmou Bartolomeo.

Na atual etapa de testes com o gás natural, os técnicos da ferrovia estão analisando a adaptação de diferentes tipos de motores combustível. De acordo com informações preliminares, a Vale evitará a emissão de gás carbônico equivalente em níveis superiores ao que a empresa deixou de emitir no ano passado com a mistura de biodisel em máquinas, caminhões fora de estrada e na geração elétrica. A companhia lançou o seu projeto de produção de biodiesel em 2007. Responsável por 40% de toda a carga ferroviária transportada no país, a Vitória a Minas carrega minério de ferro, produtos agrícolas, fertilizantes, celulose, contêineres, combustíveis e produtos siderúrgicos.

Os atuais planos da mineradora ainda não contemplam a produção própria de gás, mas a Vale já está investindo no combustível. A empresa é parceira da Petrobras, da companhia petrolífera hispano-argentina Repsol YPF e da australiana Woodside na pesquisa de gás na Bacia de Campos. Em maio, o consórcio anunciou descobertas. A Vale e a Petrobras anunciam nesta quinta-feira parceria para investimentos em gás no Espírito Santo. Os presidentes da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e da mineradora, Roger Agnelli, concedem entrevista às 9h na sede da estatal.

Dentro do seu programa para obtenção de biodiesel, a Vale informou, quarta-feira, ter firmado parceria com a Biopalma da Amazônia S.A. para produzir óleo de palma (de dendê) como matéria-prima do biodiesel que alimentará, a partir de 2014, a Estrada de Ferro Carajás, no Pará.


Fonte: Estado de Minas

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Coca-Cola Lança cadeira feita com garrafas pet recicláveis


Projetada em 1944 para a marinha americana, a clássica cadeira de alumínio "Navy Chair", da Emeco, será reeditada em versão sustentável, feita com 111 garrafas PET recicladas. Fruto da parceria da Coca-Cola com a fabricante de móveis, a "111 Navy Chair", que chega ao mercado em junho, utiliza PET em 60% da composição com outros materiais como fibra de vidro e pigmentos.

A estimativa é reaproveitar mais de três milhões de garrafas de plástico PET para a produção anual do móvel, que está sendo apresentado esta semana no Salone Internazionale del Mobile, em Milão.
 

quinta-feira, 22 de abril de 2010

As duas faces da moeda

A palavra moeda vem do latim moneta.

Juno, a deusa romana mais adorada, era irmã e esposa de Júpiter, o maior dos deuses. Era conhecida como Juno Regina (Juno Rainha) e por outros sobrenomes, dependendo da sua área de atuação: protegia as mulheres, os partos, os casamentos e a vida social e moral. Enfim... uma superdeusa.

Um dos seus muitos sobrenomes ganhou-o depois de chamar a atenção dos romanos para o ataque noturno dos gauleses: passou a ser conhecida como Juno Moneta (do latim monere, advertir). O sinal foi dado pelos gansos que viviam ao redor do templo de Juno, no Monte Capitolino. Foi lá que os romanos passaram a guardar os seus tesouros, criando a sua casa da moeda.

Em 269 a.C., cunharam uma moeda de prata, chamada deniaru (daí dinheiro), com a imagem da deusa e do seu sobrenome, Moneta. A partir daí, moneta passou a significar moeda para os romanos. Foi também de moneta que derivou, no inglês, o termo money.

A moeda atual tem sempre dois lados, um representa o seu valor facial e o outro é normalmente utilizado para a cunhagem do símbolo nacional: um grande historiador, humanista, cientista ou até chefe do estado.

Por Alzira Miranda

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Brasil-il-il

terça-feira, 20 de abril de 2010

Consertando o mundo

Um cientista vivia trancado em seu laboratório, procurando respostas para os problemas do mundo.

Certo dia, seu filho de sete anos invadiu sua sala, decidido a ajudá-lo. Impaciente, o cientista pediu que o filho fosse brincar em outro lugar, no entanto, sem sucesso. Então procurou algum objeto que pudesse entreter a curiosidade do menino, logo encontrando o mapa-múndi impresso na página de uma revista. Recortou o mapa em vários pedaços, pegou um rolo de fita adesiva e entregou tudo ao filho, dizendo:
- Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo, todo quebrado, para consertar. Veja se consegue fazer tudo direitinho.

Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Porém, algumas horas depois, ouviu a voz do filho:
- Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!
 
Incrédulo, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria uma mapa sem sentido. Mas, para sua surpresa, o mapa estava completo, com tudo em seus devidos lugares.
- Você não sabia como era o mundo, meu filho. Como conseguiu?
- Pai , eu não sabia como era o mundo, tentei consertar, mas não consegui.
Mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que, do outro lado, havia a figura de um homem. Então lembrei disso, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Opiniões políticas - Pró Lula

Recebi esse texto por email e achei interessante a forma com que ele elenca as idéias, apesar de ainda não ter decidido o meu voto, gosto de ler sobre o assunto para poder ter uma melhor opinião. Tenho lido muitas contra a Dilma e poucas contra o Serra, quero mostrar opiniões diferentes aqui no blog para melhorar essa discussão, aqueles que gostam de ler opiniões dos outros sem colocar em primeiro plano a sua pessoal, fique a vontade de nós mandarem textos semelhantes que teremos o enorme prazer de publicá-los aqui também. Queremos mostrar que fazer política também é necessário uma excelente logística, existem muitos mais fatores do que apenas ter um projeto administrativo.
Segue o texto
 -----------------------------------------------------------------------------------------
Porque não votar no Serra?

Pelos mesmos motivos que o Brasil não votou em Geraldo Alckmin em 2006. A maioria da população está cansada de viver sob o jugo de uma cartilha feita pelos donos do poder, por uma elite que usa todos os meios possíveis para manter uma ordem antiga, de quinhentos anos, que só a favorece economicamente, em detrimento das camadas populares. E essa elite dominante, que será representada neste ano por José Serra, tem na grande mídia (Rede Globo, Veja e Cia.) sua fiel representante. Sem falar também na força da grana (essa mesma que ergue e destrói coisas belas, da música "Sampa", de Caetano Veloso).

  Essa faixa elitizada da sociedade brasileira (os 10 ou 15 por cento que têm tudo), neste ano vai votar em José Serra, pois a sua política ajudará a manter este quadro (status quo) em que vivemos, que não contribui com a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de toda a coletividade. Visite as favelas e periferias da sua cidade, veja como vivem os 85 ou 90 por cento da população pobre. O nosso país é rico, mas essa riqueza quase toda fica nas mãos de uma parcela ínfima da sociedade - os ricos, a elite dominante! As pessoas mais velhas precisam comparar os últimos oito anos do atual governo com os anos anteriores. Será mesmo que é a mesma coisa?

  Independentemente de em quem vamos votar, precisamos ter em mente, enquanto coletividade, que a saída para o caos em que vivemos (miséria, fome, analfabetismo, violência etc, etc.) passa necessariamente pela conquista dessas metas:

a) SOBERANIA – será conquistada quando o povo tiver condições de definir seus próprios objetivos, e não mais viver como um grande rebanho atrás do pastor. Zé Ramalho diz na sua música Admirável Gado Novo: "É duro tanto ter que caminhar e dar muito mais do que receber".

b) DESENVOLVIMENTO – acontecerá, não somente no sul maravilha, quando quem estiver no poder mobilizar todos os recursos e toda a capacidade produtiva que temos – terra, instalações etc. – para beneficiar a todos, principalmente os 85 ou 90 por cento que pouco ou nada têm.

c) SUSTENTABILIDADE – vem junto com o desenvolvimento. É quando o ser humano realmente está no centro das preocupações dos governantes – vereadores, prefeitos, deputados, governadores, senadores, ministros e presidente – sempre, e não somente a cada quatro anos, como acontece a tantos anos neste país, fruto de uma democracia delegativa e incompleta, onde o que decide as eleições é o voto comprado.

d) DEMOCRACIA AVANÇADA – teremos quando for feita uma profunda reforma das instituições de poder, bem como dos meios de comunicação de massa, que estão nas mãos da elite, e colocá-los a serviço do povo, da coletividade.

  Sem atentar para as conquistas destas metas, o Brasil não vai continuar avançando. Do jeito que está, a reforma durará décadas. Até lá, o número de indigentes, marginalizados e desempregados só irá aumentar.

  Lula, ao longo desses oito anos, vem representando algumas dessas mudanças, alguns avanços necessários que o Brasil tanto precisa. Só não conseguiu avançar mais, por culpa da elite mesquinha, atrasada, antinacional e hipócrita que temos nesse País! Lula já ganhou de Serra. Em 2010 ele terá de escolher alguém para disputar com o Serra, que é forte, porque vem com a grana da São Paulo multinacional. Qual será o discurso dos tucanos? Ou eles continuarão sem discurso algum também em 2010? Eles estão sem discurso desde o fracasso da era FHC!

  O grande e saudoso Renato Russo questiona numa música de vinte anos atrás: "Que país é este?" Nós precisamos, enquanto povo, continuar tentando responder a esta pergunta!

(Márcio Melo, professor de História, Sociologia e Filosofia, formador de opinião e cidadão que paga todos os impostos em dia; mais um otimista incorrigível e também teimoso, por continuar gostando e achando que a política é a chave para a maioria das mudanças)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cientistas descobrem bactéria que bloqueia duplicação do vírus da dengue

Uma bactéria que pode bloquear a duplicação do vírus da dengue em mosquitos foi descoberta por cientistas da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos.
O achado poderá ajudar no desenvolvimento de tratamentos contra a doença que ameaça cerca de 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo e para o qual atualmente não existe vacina.
“Na natureza, cerca de 28% das espécies de mosquitos são hospedeiros da bactéria Wolbachia, mas esse não é o caso do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Verificamos que a Wolbachia é capaz de parar a duplicação do vírus da dengue e, se não houver vírus no mosquito, ele não se espalhará para as pessoas. Ou seja, a transmissão da doença poderia ser bloqueada”, disse Zhiyong Xi, um dos autores do estudo.
O estudo foi publicado na edição de abril da revista PLoS Pathogens. Xi e colegas introduziram a bactéria em mosquitos Aedes aegypti por meio da injeção do parasita em embriões.

Os pesquisadores mantiveram a Wolbachia em insetos no laboratório por quase seis anos, com a bactéria sendo transmitida de uma geração a outra.
Quando um macho com a bactéria cruza com uma fêmea não infectada, a Wolbachia promove uma anormalidade reprodutiva que leva à morte precoce de embriões.
Mas a Wolbachia não afeta o desenvolvimento embrionário quando tanto o macho como a fêmea estão infectados, de modo que a bactéria pode se espalhar rapidamente, infectando uma população inteira de mosquitos. A bactéria não é transmitida dos mosquitos para humanos.

Um estudo anterior feito na Austrália, com abordagem diferente, também destacou o potencial da Wolbachia. “A linhagem que usamos tem uma taxa de transmissão maternal de 100% e faz com que os mosquitos vivam mais. No trabalho australiano, a linhagem usada faz com que os mosquitos morram cedo”, disse Xi.

“Os dois métodos têm suas vantagens. Quanto mais o mosquito viver, mais chances ele terá de passar a infecção para seus descendentes e de atingir uma população inteira de mosquitos em um determinado período. Mas se o mosquito viver menos, ele não picará as pessoas e não transmitirá o vírus da dengue. Os dois exemplos demonstram o potencial do uso da bactéria para controle da transmissão”, explicou.

Os dois estudos reforçam a preocupação de cientistas de diversos países com o problema. Uma pesquisa publicada em fevereiro pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences apresentou um possível método para controle da transmissão por meio da obtenção de fêmeas do Aedes aegypti que são incapazes de voar.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Pregando

Para você ver como as coisas giram em torno da logística... A simples organização de pregos pode gerar imagens incríveis.





segunda-feira, 12 de abril de 2010

Batatas

domingo, 11 de abril de 2010

A bebida preferem o café


A segunda bebida preferida dos brasileiros é o café
Em estudo feito pela Abic, ele só perde para a água. É consumido por 97% dos entrevistados, todos os dias. As mulheres bebem mais.

O café é a bebida preferida entre os brasileiros depois da água. Mulheres bebem mais do que os homens
O consumo de café aumentou 6,6% em sete anos no Brasil. Em 2003, 91% dos entrevistados, homens e mulheres acima dos 15 anos, declararam ter o café entre as bebidas habituais e ter consumido no dia anterior e no dia da pesquisa. Esse percentual saltou para 97% em 2009, mesmo índice registrado em 2008. As informações são da nova pesquisa Tendências do Consumo do Café, da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café).
Dez destaques da pesquisa
1. as mulheres (54%) estão consumindo mais café do que os homens (46%)
2. o café é a segunda bebida mais consumida entre os brasilieiros. Só perde para a água. Depois, aparecem refrigerantes, leite e suco natural
3. aumentou o consumo, em 7 anos, dos jovens de 15 a 26 anos
4. o principal motivador de consumo de café continua sendo o hábito adquirido desde criança. A tradição familiar
 5. cresceu o número de cafeterias e o conceito de local agradável para se tomar café, assim como o preparo de expresso pelos baristas
6. aumentou o consumo do café fora de casa: em 7 anos de acompanhamento, esse comportamento cresceu em 170%
7. o conceito de qualidade, percebido espontaneamente, continua sendo pureza e aroma ao abrir a embalagem. Aspectos ligados a certificação de qualidade e procedência começam a ganhar importância
8. o conhecimento do conceito de café gourmet é baixo. Mas os consumidores já sabem distinguir, relativamente, o que é um bom café
9. há um desconhecimento do que são cafés cultivados dentro do conceito de sustentabilidade, mas quando informados, metade se predispõe a pagar 5% a mais pelo cuidado com a natureza e o ser humano
10. o café moído coado ainda é o grande responsável pelo consumo (93% em casa e 96% fora). No entanto, observa-se um crescimento significativo, em 7 anos, dos chamados cafés especiais
Como foi feito o levantamento de informações da Abic
A pesquisa foi feita entre os dias 10 a 20 de janeiro de 2010. Foram entrevistadas pessoalmente e nos domicílios 1 703 pessoas, homens e mulheres de todas as classes sociais e acima dos 15 anos de idade. O estudo foi realizado pelo instituto Ivani Rossi Consultoria em Pesquisa, em capitais e cidades das quatro regiões: Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora e Sorocaba); Sul (Curitiba, Porto Alegre e Joinville), Norte/Nordeste (Belém, Recife, Salvador e Campina Grande), e Centro-Oeste (Goiânia e Brasília), além de quatro municípios rurais com menos de 10 mil habitantes cada.

Texto: Alzira Miranda

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Excelente porta-copos

segunda-feira, 5 de abril de 2010

E ainda protege o rosto