sábado, 27 de junho de 2009

Fluxo de um sistema logístico

Uma empresa possui um estilo arrojado chamado “modelo direto de negócios”, ou seja, as vendas são feitas diretamente ao cliente (sem revendedores e distribuidores) por internet ou telefone, eliminando custos de estocagem e as despesas com revendas. Todos os equipamentos são produzidos de acordo com a necessidade de cada cliente, assim como as soluções de serviço e suporte. O modelo da Empresa X envolve a montagem de computadores baseados em componentes disponíveis no mercado.

O fluxo do sistema logístico dessa empresa seria assim:

5 comentários:

  1. Olá,

    Sou Janaina Oliveira e gostaria do contato de email de vocês para enviar-lhes um release de uma promoção que sorteará bolsas de pós-graduação nas áreas de gestão de projetos, logística e outras.
    Aguardo o contato.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá ..
    Confesso que não intendi muito bem o fluxo de um sistema logítico, porém o mapa conceitual está esclarecendo melhor a ideia ...

    Sucesso para ti ..

    ResponderExcluir
  3. Os últimos anos trouxeram grandes avanços no sistema logístico que busca a redução de custo agregando o máximo valor aos clientes.
    Uma evolução logística inclui o sistema de distribuição de canal zero citado a cima que reduz significativamente os custos de uma organização mas, isso não dá a garantia da sobrevivência da empresa num mercado tão competitivo como o atual.
    Canal zero de distribuição nada mais é que, quando uma empresa vende os seus produtos diretamente para o cliente final exemplos claros são: Da Danone e Dell Computadores que devido a particularidades de seus produtos o sistema de distribuição de canal zero passa a ser o diferencial destas grandes empresas que estão em constante evolução.
    Mas saibam logística é um assunto muito mais complexo do que imaginamos hoje logística integra todos os setores poderíamos dizer mais Suply Chain Management mas isso é assunto para outro dia...

    Marcos.M M2R2.

    ResponderExcluir
  4. A importância da logística e seus pontos críticos no Brasil.
    Com o aumento da comercialização internacional nos últimos 20 anos cresceu significativamente mas por outro lado o desenvolvimento que seria necessário para atender essa demanda não foi o suficiente pois a Brasil hoje não tem capacidade para escoar seu produto interno com eficiência.
    Por esse motivo, as organizações estão investindo fortemente no sistema logístico pois hoje o parâmetro de comparação passou a ser os índices internacionais mas temos uma grande fragilidade em nosso sistemas de modais.
    Por falta de planejamento em uma infra-estrutura adequada manutenção pouco investimento governamentais ou nenhum incentivo significativo como agravante fica.
    Nas ferrovias constata-se baixa eficiência, inadequação profissional, malhas insuficiente obsoleta em péssimos estados, dificuldade de integração entre trilhos conseqüência do uso de bitolas diferente ao longo da malha.
    O setor marítimo sofre por ser um sistema controlado pelo governo com excesso de burocracia, falta de tecnologia, demora no embarque e desembarque.
    O transporte aquaviário sofre pelos mesmo problemas impossibilitando a cabotagem.
    O sistema aério tem um alto custo agregado pela falta de investimento limitando a competitividade.
    modal dultoviário de uma forma mais eficiente esbarra no monopólio de setores petroleiros.
    Todos esses problemas evidencia os gargalos da escoação da nossa produção que reflete no PIB e traz uma series de fatores...

    Marcos.M M2R2

    ResponderExcluir