terça-feira, 16 de junho de 2009

Planejamento das buscas

Vendo o caso do Voo 447 da Air France, que caiu no mar no dia 01/06/2009, vejo como é importante a logística para todos os casos. Não sei se foi feito de forma ordenada e pensada, por conta da pressa em resgatar as pessoas, mas existe todo um procedimento para tal ação, não se deve agir por impulso pois pode desandar o processo, imaginemos que o avião tenha caído mais próximo, e algumas pessoas resolvessem ir por conta própria procurar pessoas e destroços, poderiam piorar a situação, simplesmente por falta de planejamento.

Todo o planejamento envolvido em questão é determinado para cada situação e pode ser alterado de acordo com as mudanças que irão acontecendo. Nesse caso específico é muito complicado haver planejamento, ninguém planeja cair, ninguém planeja buscar vítimas em alto mar, mas é necessária tais ações.

Um exemplo clássico para o caso, foi a afirmação do ministro sobre os primeiros destroços serem da aeronave. Ele foi muito criticado por tal afirmação, o que eu até concordo que ele não deveria ter dito, mas ao final provou que ele estava certo, mas se estivesse errado, poderia dar falsas esperanças para as pessoas envolvidas no processo e ele como autoridade não poderia chutar.

Eu não entendo nada de navios e processos de busca, mas acredito que tudo que vem sendo feito para essa ação, tenha sido planejada mesmo que de forma rápida.

Esperamos que tudo possa terminar o melhor possível, pois muita coisa já não é possível mais.

0 comentários:

Postar um comentário